Se você investiu em um SSD NVMe para turbinar seu PC, mas ainda assim sente que ele ainda não está entregando todo o potencial, calma! Ás vezes o detalhe está nas configurações e manutenções simples. Neste post, nós vamos te ensinar 4 ajustes certeiros para você otimizar seu SSD NVMe e garantir o melhor desempenho possível em 2025, e o melhor de tudo: Sem gastar um centavo e sem dores de cabeça.
1. Ative o Modo PCIe x4 no BIOS/UEFI
O SSD NVMe só entrega alta velocidade se estiver configurado corretamente. No BIOS/UEFI do seu PC, habilite o modo PCIe x4 para o slot M.2. Essa configuração libera toda a largura de banda do SSD, em muitos casos, desativa portas SATA, mas o ganho de performance vale a pena.
ATENÇAO: Essa configuração pode corromper sua Bios, causar incompatibilidade, instabilidade no sistema ou problemas de inicialização. É possível reverter todas essas mudanças, mas, nós NÃO nos responsabilizamos por qualquer dano causado.
Bios e sistema operacional atualizados garantem compatibilidade e corrigem bugs que impedem o SSD de renderizar ao máximo. Além disso, fabricantes como WD e Samsung lançam atualizações que podem melhorar velocidades significativamente. Use os softwares oficiais para isso.
🔵 Samsung
Samsung Magician
Funções: Atualização de firmware, monitoramento de saúde, benchmark e otimização.
Com o tempo, o SSD acumula arquivos inúteis que atrapalham seu desempenho. Use o Limpeza de Disco do Windows (cleanmgr) ou ferramentas como o CCleaner gratuito para remover arquivos temporários e liberar espaço. SSDs requerem pelo menos 20% livres para operar bem. Veja também 5 truques infalíveis para turbinar seu PC Gamer.
4. Saiba o que faz um NVMe ser realmente veloz
Na hora de escolher ou avaliar o desempenho, fique de olho em:
Velocidades de leitura/gravação sequenciais e aleatórias
Queue Depth (profundidade de filas)
Vida útil (TBW)
Compatibilidade com sua placa-mãe (PCIe 4.0, 5.0)
Isso garante performance estável e SSD durável por mais tempo.
Veja um vídeo exclusivo sobre como escolher seu SSD
Com esses 4 passos: BIOS configurada, firmware atualizado, limpeza inteligente, escolha certa e olhares técnicos, tenho certeza que o seu SSD NVMe vai poder realmente render o que promete em 2025. Tudo isso gratuitamente, com tempo e boa dose de responsabilidade.
0 Comentários